Escola

 
           A Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger está localizada no bairro Vila Nova em Joinville-SC, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Joinville.
            Inaugurada em 16 de junho de 2010, destina-se aos alunos do Ensino Fundamental, hoje contamos com aproximadamente 800 alunos, distribuídos em dois turnos, que residem nas proximidades da escola.
            A escola funciona num prédio de dois pavimentos, contando com dezessete salas de aula, biblioteca, sala informatizada, 11 banheiros, quadra de esportes não coberta, cozinha, depósito de merenda, pátio com mesas de merenda, sala multiuso, secretaria, sala dos professores, sala de direção, sala de supervisão, sala de orientação, sala de apoio pedagógico e sala de recursos multifuncionais.
            A escola conta com 33 professores graduados, 27 professores pós-graduados, 02 professores com mestrado, 01 supervisora, 01 orientadora, 01 diretora, 01 auxiliar de direção, 01 secretária, 01 auxiliar de sala, 01 bibliotecário, 01 auxiliar de educador, 01 professora da sala de informática pedagógica, 02 cozinheiras, 07 serventes e 01 trabalhador braçal.
            É uma comunidade diversificada com famílias de nível socioeconômico baixo e médio, algumas oriundas de outras localidades (bairros, cidades e estados), grande parte participa da vida escolar de seu filho. Porém, ainda estamos em processo de conhecimento da identidade da comunidade.
            Nesta localidade há várias empresas de porte pequeno e médio, comércios, igrejas, associação de moradores, muitos pais tem a sua renda familiar dentro do próprio bairro.
            Paulo Freire defendeu sobre a educação, que ela é “um ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade”. Diante desse fato, temos consciência do papel que o homem exerce sobre o meio em que vive.
           

Missão da Escola

            Assegurar um ensino de qualidade, mais humano, igualitário e cooperativo, onde todos tenham a oportunidade de crescer e desenvolver-se de forma saudável e ativa. Interagir e intervir na realidade da comunidade positivamente.
            Ser espaço de conhecimento, cultura, pesquisa, criatividade e construção de uma sociedade mais justa e participativa. Assegurar que todos possam ter acesso as oportunidades educacionais.


Visão da Escola

            Ser reconhecida como escola pública de qualidade, preparar os alunos com ações pedagógicas criativas que venham ao encontro da diversidade, desenvolvendo criticamente o papel de cidadão e, através da aquisição de novos conhecimentos, transformar a realidade em que vivem, sendo assim, uma escola de referência na comunidade.


 

REGIMENTO INTERNO PARA O CORPO DISCENTE (ALUNO) – 2012

  • SEJA EDUCADO! Não use palavrões, vaias, apelidos ou formas agressivas ao se expressar. Respeito e Educação é fundamental! 
  • PORTÃO DE ENTRADA: Abrirá   10 minutos antes do início de cada turno. O aluno deverá observar o seu horário de entrada. Entradas e saídas somente pelo portão central e nunca pelo portão de estacionamento. 
  • ORGANIZAÇÃO: Os alunos deverão se organizar em filas para entradas e saídas da sala de aula inclusive os  do piso superior. 
  • FALTAS: Somente com atestado médico  e justificativa na agenda, entregues no dia. O aluno será  responsável em atualizar o conteúdo perdido . Após 3 faltas consecutivas ou 5 alternadas estará sujeito à  Aviso por Infrequencia ao Conselho Tutelar. 
  • ENTRADAS TARDIAS: Tempo de tolerância será de 10 minutos o aluno deverá pegar autorização na secretaria.
  • SAÍDAS ANTECIPADAS: Somente com bilhete de autorização dos pais na agenda  e acompanhadas  dos mesmos para buscar os alunos na escola. Solicitar autorização antes do início das aulas no Serviço de Orientação Educacional. 
  • SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: Os pais serão atendidos na escola mediante agendamento antecipado. Atestado ou outras justificativas poderão ser entregues sem necessidade de agendamento. 
  • ATENDIMENTO AOS PAIS: O atendimento aos pais pelos professores deverá acontecer durante sua hora atividade, mediante aviso através de bilhete na agenda. Visando o controle de entrada de pessoas estranhas e a segurança dos alunos, os pais deverão deixar seus filhos no portão da escola, em caso de extrema necessidade, justificar sua entrada na secretaria. 
  • UNIFORME: O uso do uniforme é obrigatório em todas as atividades escolares. O aluno não uniformizado será advertido conforme Portaria nº 056AB-2009 (camiseta/regata e bermuda/calça preta, conforme modelo da rede municipal). Se comparecer sem uniforme será telefonado para os pais trazerem. 
  • BIBLIOTECA: Observar o horário de funcionamento.Empréstimo de livros somente com bibliotecário. 
  • LIVRO DIDÁTICO: Ao final do ano letivo é obrigatória a devolução de todos os livros didáticos recebidos no início do ano letivo. Caso o aluno seja transferido de escola deverá entregar os livros na secretaria no ato do recebimento da documentação. Em casos de perda o aluno deverá repor o mesmo. 
  • ENTREGA DE TRABALHOS: As datas marcadas pelo professor para entrega de trabalhos ou exercícios são prazos a serem cumpridos pelo aluno. A não entrega na data marcada implica na possibilidade da não aceitação. 
  • SALA DE AULA: Ocupar em sala o lugar determinado pelo professor, conforme a necessidade dos alunos. Poderá trazer sua garrafa de água. 
  • ASSEIO CORPORAL: Apresentar-se sempre limpo (unhas, cabelos, uniforme, tênis, etc.). Observar sempre a cabeça quanto ao problema de piolho. Nas aulas de educação física , trazer material de higiene pessoal. 
  • PASTA REPRESENTANTE: Ficará com o representante de sala a pasta utilizada pelos professores, para os registros e ocorrências em sala de aula , somente pelos  professores.
  • ZELO e DANOS MATERIAIS: Cabe ao aluno, zelar pela limpeza e conservação do prédio e de todos os materiais escolares. Quando o aluno for responsável por qualquer dano, a escola deverá ser ressarcida pelos pais. Não é permitido escrever , fazer desenhos ou outros sinais nas paredes, muros, carteiras, banheiros, móveis ou em qualquer parte do prédio escolar. Caso aconteça caberá ao aluno: limpar/lavar/arrumar o que danificou. 
  • MERENDA ESCOLAR: devolver os copos, pratos e talheres após alimentar-se e evitar o desperdício.
  • RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS: Fazer as tarefas diárias, estar de posse dos materiais solicitados para as aulas, inclusive trazer diariamente dicionário e agenda. Responsabilizar-se por seus pertences (casaco, material escolar, sombrinha, etc.). BICICLETAS deverão ser colocadas nos bicicletários internos e com cadeados ( a escola não se responsabiliza por roubos). 
  • RESPONSABILIDADE DOS PAIS: Verificar o material escolar e assinar diariamente os cadernos e agenda dos filhos. Comparecer na escola quando solicitado  e  acompanhar o boletim on line no endereço: www cidadedoslivros.com.br 
  • CADERNO DE AGENDA: Uso obrigatório do 1º ao 9º ano. Será o meio de comunicação entre a família e a escola, olhar sempre. 
  • ALUNO DOENTE: Quando o aluno fica doente ou se machuca na escola, os responsáveis legais são os pais, portanto deverão buscar o filho e tomar as devidas providências. Somente os pais são responsáveis em ministrar a MEDICAÇÃO aos filhos.
  • PASSEIOS DE ESTUDO: Saídas para aulas de campo, somente com autorização por escrito assinada pelos pais. Sendo obrigatório o uso do uniforme. 
  • USO DO CELULAR: conforme Lei Municipal nº 6046- 14/01/08 “ é expressamente proibido o uso do aparelho celular ou qualquer objeto eletrônico equivalente em sala de aula e nos estabelecimentos de ensino publico e privado do município de Joinville”.
  • PROIBIDO: - Transitar nas dependências da escola sem autorização e fora do horário de aula.
Ausentar-se da escola sem autorização expressa do Serviço de Orientação Educacional.
Trazer para escola qualquer material estranho aos estudos: câmera fotográfica, celular ou  qualquer aparelho eletrônico a menos que seja solicitado..
Alterar, rasurar ou suprimir anotações lançadas nos documentos escolares.
Brigas, brincadeiras de mau gosto, agressões físicas e morais, jogar brita, empurrar e ou derrubar colegas propositalmente, correr pela escola, gazear aulas, “ficar”, causar tumultos em frente ou nas imediações da escola.
            Trazer chicletes e balas para a escola.
  • PENALIDADES: O não cumprimento das normas poderá acarretar  em penalidades estabelecidas conforme o  PPP.

Em quaisquer das situações acima será solicitada a presença dos pais na escola. 




LISTA DE MATERIAL PARA TODAS AS UNIDADES ESCOLARES – 2012 - SÉRIES INICIAIS

DESCRIÇÃO DO MATERIAL
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
01
Caderno brochura 60 folhas
1
2
3
3
2
02
Caderno brochurão 60 folhas
1
3
4
4
5
03
Caderno quadriculado (pequeno)


1
1
1
04
Mini- dicionário - Português
1
1
1
1
1
05
Gibi
1
1
1
1
1
06
Folhas de sulfite branca (A4 GRAMATURA 75)
200
200
200
200
200
07
Folhas de papel sulfite colorida
200
-
-
-
-
08
Papel almaço com pauta
-
-
20
20
20
09
Massinha de modelar
1
-
-
-
-
10
Pasta com elástico
1
1
1
1
1
11
Pasta com 50 plásticos para (Artes)
-
1
1
1
1
12
Tesoura s/ ponta
1
1
1
1
1
13
Lápis preto apontado
2
2
2
2
2
14
Cola (90 gramas)
1
1
1
1
1
15
Borracha, apontador e régua
1
1
1
1
1
16
Caixa de gizão de cera (grande)
1
1
-
-
-
17
Caixa de lápis de cor (grande)
1
1
1
1
1
18
Toalha de mão, escova e creme dental
1
-
-
-
-
19
Caneta preta e azul
-
-
-
-
1
20
Cartolina colorida
2
1
1
1
1
21
Cartolina dupla face colorida
2
1
1
1
1
22
Papel crepom
2
-
-
-
-
23
Papel lustroso colorido
1
-
-
-
-
24
Pincel Nº 14
1
1
-
-
-
25
Tinta guache colorida 250 gramas
1
1
-
-
-
Observações: Todos os materiais deverão ter identificação (Nome do aluno e série), os cadernos deverão vir encapados.         Não é permitido caderno universitário e fichário.




LISTA DE MATERIAL PARA TODAS AS UNIDADES ESCOLARES – 2012  -  SÉRIES FINAIS

DESCRIÇÃO DO MATERIAL
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
01
Caderno brochura 60 folhas – Agenda –Inglês – Educação Física – Ensino Religioso
4
4
4
4
02
Caderno brochurão – Português –Matemática – Historia – Geografia – Ciências
5
5
5
5
03
Caderno quadriculado
1
1
1
1
04
Mini-dicionário Português
1
1
1
1
05
Mini-dicionário de Inglês
1
1
1
1
06
Folhas de sulfite branca (A4 GRAMATURA 75)
200
200
200
200
07
Papel almaço
20
20
20
20
08
Pasta com 50 plásticos para (Artes)
1
1
1
1
09
Tesoura s/ ponta
1
1
1
1
10
Lápis preto apontado
1
1
1
1
11
Cola (90 gramas)
1
1
1
1
12
Borracha, apontador e régua
1
1
1
1
13
Caneta azul e preta
1
1
1
1
14
Caixa de lápis de cor (grande)
1
1
1
1
15
Cartolina branca
1
1
1
1

Observações:  Todos os materiais deverão ter identificação (Nome do aluno e série), os cadernos deverão vir encapados.           Não é permitido caderno universitário e fichário.